Em geral, se considera que meditar significa não pensar ou até mesmo esvaziar a mente. É perfeitamente normal pensar- é isso que a mente faz. A pergunta não é "Como me livrar dos pensamentos?", mas "Como trabalhar de maneira eficaz com os pensamentos e mudar minha relação com eles? ". Na meditação da atenção plena você não tenta afastar os pensamentos nem isolar-se deles. Ao contrário, o objetivo é ter consciência de tudo que acontece a cada momento, inclusive seus pensamentos, com uma atitude não reativa.
Ao meditar, você pode ter a impressão de que está pensando mais do que antes. Isso é improvável; na verdade, você só está ficando mais consciente do que já existe sob o radar de sua consciência. O constante rumor dos pensamentos é como o ruído de fundo de uma máquina de lavar, que muitas vezes não se percebe até que ela comece a centrifugar a roupa.
Um boa forma de trabalhar com os pensamentos que surgirem na meditação é imaginar um céu bem limpo, sem nuvens, que representa sua mente. De vez em quando, uma nuvem passa no céu - são os pensamentos, mas eles sempre passam. Alguma nuvens podem ser brancas e pequenas, enquanto outras são grandes e escuras, que cobrem quase todo o céu . Mas nunca esqueça que o céu azul está sempre lá, mesmo quando não consiga vê-lo. Aprenda a deixar as nuvens passar...
(VIVA BEM COM A DOR E A DOENÇA- Vidyamala Burch, ED. SUMMUS.