"Se já tentou silenciar a sua mente proibindo-a de pensar, sabe como isso pode ser inútil. Mas quanto mais investe sua energia mental em um único foco durante a meditação, mais afiada a sua mente será, e mais distantes estão as distrações. Com uma mente mais afiada, vem a experiência de harmonia e quietude interior, na medida em que os sedimentos no turbulento lago de sua mente gradativamente se assentam no fundo, tornando a água clara e limpa. Esta experiência é geralmente acompanhada por outros prazerosos sentimentos como amor, alegria, felicidade e êxtase..
Quando se medita regularmente, começa-se a notar que os pensamentos e sentimentos que se acumularam dentro de você, naturalmente se dissipam, como uma névoa saindo da superfície de um lago. Pode sentar-se para meditar sentindo-se pesado com as preocupações e aborrecimentos e então levantar meia hora depois sentindo-se um tanto mais leve, mais expandido, e mais despreocupado. Quem sabe como esse misterioso processo ocorre? Você poderia dizer que meditar é como levantar tampa de uma panela com sopa fervendo - cria espaço para a água evaporar e reduz a pressão que estava se acumulando dentro.
A meditação tem bastante em comum com o o esporte. Primeiro, tem que aprender a mecânica do negócio - como se sentar direito, posicionar as pernas, relaxar seu corpo e focar em sua respiração. Depois, precisa entender as regras do jogo - quanto tempo leva, aonde praticar, o que vestir. Mas quando os detalhes estiverem claros, você precisa saber como se aplicar para que possa tirar maior proveito do que descobriu. Disciplina é o que lhe agarra pelo colarinho e lhe faz meditar dia após dia mesmo quando as coisas ficam difíceis."
Este texto é do livro "MEDITAÇÃO PARA LEIGOS ", de Stephen Bodian. É um livro interessante para quem quer uma leitura agradável e inicial sobre o tema. No próximo post, vou abordar mais detalhadamente sobre DISCIPLINA!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário