sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MEDITAÇÃO E VIDA NA FAIXA RÁPIDA

  

           Existem muitos bons livros de Meditação disponíveis hoje para os interessados em conhecer teoricamente mais sobre o assunto. Gosto bastante de um livro, não tão conhecido, do autor John Cianciosi - CAMINHOS PARA MEDITAÇÃO, da Fama Editorial. É um livro objetivo, escrito numa linguagem bastante fácil e de entendimento rápido, ao contrário de alguns títulos, que por usarem linguagem mais relacionada aos aspectos religiosos da Meditação, acabam por dificultar o acesso ao leitor que não quer diretamente estudar sob este ponto de vista. E também traz um desinteresse para a própria meditação.
          Destaco um trecho em que o autor faz reflexões sobre o comportamento da mente na meditação:

     " As tentativas iniciais de meditação são, para muitas pessoas, um difícil despertar. Geralmente, elas ficam chocadas quando descobrem que suas mentes possuem tão pequeno foco  e margem de atenção. Não se decepcione se a experiência não for o que você esperava. Em vez de se aborrecer, considere cuidadosamenteo o que experimentou durante a meditação e como sua mente se conportou quando você tentou ficar alerta à respiração.
        Nesse estágio de prática não esperamos que a mente concentre-se plenamente na respiração. Sabemos que ela divagará. O desafio é notar quando isso acontece e onde ela vai parar. À medida que adquirir maior habilidade, você verá que a frequência e a duração dos lapsos em percepção gradualmente diminuem.
         O obstáculo mais óbvio para conseguir na meditação um estado concentrado de paz é o estilo de vida frenético do mundo moderno. Um pouco dessa correria advém da necessidade, mas boa parte dela é escolha pessoal. Hoje em dia as pessoas trabalham mais horas e sob maior pressão do que em qualquer outra época, e não para satisfazer suas necessidades, mas para gratificar o desejo de possuir um pouco mais de tudo.".

       É uma leitura agradável. Recomendo para todos!
       Um grande abraço,

              SALVADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário