Terminei de ler o interessante livro de Mathieu Ricard, que é um guia prático para iniciantes da Meditação. Comprei-o em abril de 2010, quando fui fazer um retiro de Meditação Vipassana, em Garopaba-SC. Mathieu Ricard é conhecido por sua participação em conferências que reunem cientistas ocidentais com o Dalai Lama. Estes encontros já renderam livros bem interessantes e o monge Mathieu sempre está presente como interlocutor. Ele participou também de pesquisas que investigam o efeito da Meditação no cérebro de praticantes com longa prática. Diz ele logo no prefácio:
"Transformar-se interiormente, treinando a mente, é a mais apaixonante das aventuras. É o verdadeiro sentido da meditação. Qualquer que seja o ângulo sob o qual se considere a meditação - transformação pessoal, desenvolvimento do amor altruísta ou sáude mental - ela aparece como um fator essencial para levar uma vida equilibrada e rica de sentido. "
Gostei muito quando ele diz: "Não aprendemos os rudimentos da navegação na hora da tempestade." Ou seja, não devemos deixar para aprender meditar somente quando estivermos no auge da agitação ou de uma fase de intenso estresse. Podemos sim aprender e praticar a meditação para que ela seja a ferramenta útil a nos ajudar a passar por esses momentos com mais tranquilidade e equilíbrio.
O autor aborda a meditação através do seu foco budista, com sugestões preciosas de várias técnicas e citando fontes de inspiração para cada uma delas em textos de professores de meditação.
Destaco a observação inteligente e verdadeira, que é experimentada por vários alunos que começam a meditar e relatam exatamente a mesma sensação: " Quando tentamos acalmar a mente, temos a impressão de ter mais pensamentos do que antes. Na verdade, não foi e seu número que aumentou, nós é que, de repente, tomamos consciência de sua proliferação. ".
É um livro simples, com informações básicas, mas bem escrito, de leitura agradável. Vale à pena!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário